quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dia dos Enamorados - Sugestão de Receita

Bom Dia a todos os Enamorados. :) A Cozinha da Mónica não podia deixar de vos deixar (passo o pleonasmo) uma sugestão para este dia ser comemorado em casa. Prefiro chamar assim, em vez de Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim.

Gosto muito mais de Enamorados, tem quelque chose plus romantique (reparem que fui buscar também a língua, alegadamente, romântica :)). 

Menu Romantique Chez Toi

  Amuse-Bouche
Creme de Marisco com Camarões Apaixonados

Plat Principal
Lombo de Salmão com Mel e Mostarda, acompanhado de Espargos e Batatas Sedutoras

Dessert
Manga Sexy com Bolachas de Chocolate e Iogurte


Aqui fica a minha receita integral: 

Entrada: 
1 pacote de creme de marisco (vou ensinar-vos a fazer um caseiro, mais à frente)
Cerca de 10 a 12 camarões
Pão de preferência Alentejano ou de Mafra

Façam um creme de marisco (podem fazer batota e comprar um daqueles rápidos, mas de boa qualidade - dentro dos possíves). Entretanto, salteiem os camarões, previamente cozidos e descascados (é importantíssimo lembrar que o camarão, apesar de ser uma festa, não pode ir de smoking), com um fio de azeite e uma noz de manteiga. Retirem e adicionem na taça onde vão servir o creme. 
Em vez de Croutons, sugiro que façam corações pequenos no pão ( ou com uma argola já em forma de coração ou com a ponta da faca), torrem na mesma frigideira onde saltearam os camarões e adicionem ao preparado. 

Prato principal:
2 lombos de salmão
1 molho de espargos
8 a 10 batatas para assar
Mel, mostarda, azeite, coentros, alhos e sal qb

Ligar o forno a 180º. Lavar bem as batatas e dar uma entaladela primeiro, cerca de 5 a 7 minutos. Juntar no tabuleiro do peixe, que foi pincelado com uma mistura de 1 colher mel 1 colher mostarda e um fio de azeite. Levar ao forno cerca de 10 a 15 minutos. Saltear os espargos (ends off, não se esqueçam. Podem aproveitar depois para sopa), com um fio pequeno de azeite e um pouco de sal. Quando estiverem al dente, ralar um pouco de parmesão por cima. Juntar ao prato com as batatas e o salmão. Quem gostar pode adicionar às batatas um pouco de azeite, com coentros e alhos finamente picados. 

Sobremesa: 
Algumas bolachas com pepitas de chocolate
1 manga
Iogurte natural açucarado grego
1 pouco de chocolate negro

Partir grosseiramente as bolachas e colocar numa taça. Juntar manga partida em cubos, a gosto (o sumo vai humedecer as bolachas) e finalmente umas colheres do iogurte. Ralar um pouco de chocolate negro e BUM, a explosão acontece na boca :) ;) 

Apesar de a "etiqueta" dizer que peixe fica bem com vinho branco, vou quebrar esta regra. (Quem quiser seguir isto à risca, pode acompanhar com Alvarinho branco.) Esta sugestão parte de #Rubem Graça, assim como a autoria da foto. :) 

Sugestão de Vinho: Dona Maria "AMANTIS" Reserva 2007 Tinto [ Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Touriga Nacional].
Amantis, em latim quem ama. Em honra do amor de D.JoãoV por Dona Maria. 


Joyeux Jour de l'amoureuse :) 
Boas dentadas.... Conforme mais desejarem ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário